Uma década de bons negócios

Sucesso absoluto. Este é o resultado de mais uma edição da Movelnorte - Feira de Móveis realizada no Centro de Convenções de Imperatriz (MA). De 23 a 26 de agosto, lojistas do Maranhão, Tocantins, Pará, Piauí, e também do Amapá e de Goiás, visitaram a 6ª edição do evento em busca de novidades e bons negócios. E o que não faltou foi novidade. “Posso dizer que esta é a melhor edição da Movelnorte entre todas. A feira está muito organizada, bonita e os expositores buscaram inovar nos produtos apresentados, principalmente em relação às cores”, conta Antonio Sampaio, tradicional lojista maranhense, com 40 lojas no estado.

Movimento do comércio atinge número positivo

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,2% na avaliação acumulada em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC.
Após dois anos de retração, desde novembro de 2016 o indicador do comércio vem gradualmente se recuperando, atingindo o primeiro número positivo desde junho de 2015 quando observado na aferição acumulada em 12 meses.

Com expectativa de receber cerca de nove mil visitantes, principalmente dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, a Movelnorte 2016, que será realizada entre os dias 23 a 26 de agosto de 2016 no Centro de Convenções de Imperatriz, no Maranhão, chega à sua sexta edição e pretende fechar negócios na ordem de R$ 60 milhões no curto e médio prazo. O evento, que este ano conta com 44 expositores de oito estados brasileiros, se consolidou no calendário nacional e sempre tem demanda de expositores em função do crescente mercado das regiões Norte e Nordeste.


Para os diretores do Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região – Sindimir, entidade que promove a feira, são boas as expectativas para esta edição do evento. “O segundo semestre é sempre melhor para o mercado de móveis e a feira acontece num momento em que o cenário econômico começa a apresentar melhoras”, acredita Carlos Geisel Alves, presidente do Sindimir. Além da abrangência nacional no tocante aos expositores, a feira está bastante diversificada em oferta de produtos. “Os compradores vão encontrar na feira uma grande variedade em móveis de madeira, colchões, estofados e outros”, destaca o presidente do Sindimir.

 

Contribuição histórica

Ao longo destes 10 anos a Movelnorte tem sido palco de lançamentos de produtos e de grandes negócios. “Esta é uma feira de negócios, sempre foi assim. Desde a primeira edição os lojistas aproveitam o evento para fechar pedidos e isso agrada os expositores”, acrescenta o presidente do Sindimir. Além disso, a Movelnorte tem contribuído para garantir projeção às empresas do polo de Imperatriz como Álamo Móveis, Átala Colchões, Estofados Topázio, Metalplus Tubulares, Móveis Tocantins Topázio Colchões, Toronto Industrial e Trovatto Indústria.

 

Juntam-se às empresas do polo um grande número de fabricantes de diferentes estados brasileiros, que buscam se aproximar do varejo regional. Aliás, o mercado da região é o que motiva os fabricantes a investirem na feira. Nos últimos 10 anos o comportamento do mercado moveleiro nas regiões Norte e Nordeste tem aumentado acima da média nacional. Em 2016, de acordo com estudo do Intelligence Group, as duas regiões contam com R$ 15,5 bilhões em potencial de consumo de móveis.

 

Fonte: Moveis de Valores